fbpx
Menu Fechar

Eu Gosto de Inovar!!

Eu gosto de Inovar

A inovação, como ferramenta estratégica para a criação de riqueza, pela identificação e gestão de novas oportunidades, é uma condição chave para continuar a competir num contexto turbulento e em contínua mudança, que representa a consequência da globalização que sofremos. A inovação gera emprego, competitividade, entusiasmo e cria um sentimento de dever cumprido, tudo fatores que ajudam a que a tão propalada crise se desvaneça e se vá diluindo no tempo, até que não seja mais que uma má recordação de um longínquo passado.

A inovação tornou-se assim a “varinha mágica” e, por muito sinuoso que seja o caminho, cria aumentos de competitividade e pode ser considerada um fator fundamental no crescimento económico das empresas, em particular, e no sistema económico, em geral. À medida que as empresas formulam estratégias de inovação e procuram envolver os colaboradores em todos os níveis, estas percebem que os incentivos podem desempenhar um papel importante. É que a maior parte dos colaboradores, não sabe o que é inovar, nem para que serve a inovação! Assim, os incentivos para os colaboradores de uma empresa, participarem na inovação de uma empresa, são uma aposta ganha.

Mas o “reconhecimento” por boas ideias sem tempo para as desenvolver, pode fazer com que alguns colaboradores sintam que atingiram uma parede. As ideias, “matéria-prima” para a inovação, podem e devem ser apresentadas por todos os colaboradores: desafios, técnicas de criatividade, reuniões, concursos de ideias, muitas são a forma de obter ideias de TODOS OS COLABORADORES DA EMPRESA. E as ideias devem ser avaliadas e o devido feedback dado ao colaborador que a apresentou. Os incentivos, sim, surgem em seguida: financeiros? Não têm que ser: viagens, dias de férias, um jantar, uma bolsa de estudo para o filho(a), um simples, Obrigado!

Consegue-se, desta forma, criar uma Cultura de Inovação dentro da empresa, a organização torna-se inovadora e todos podemos dizer “Eu gosto de Inovar”, enquanto a empresa diz, eu “Preciso de Inovar”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *