fbpx
Menu Fechar

Vamos Inovar!!

vamos_inovar

Começamos com uma pergunta que faço todos os dias: de que forma se consegue envolver mais pessoas para a inovação – e o que as motiva a envolverem-se?

Bem… temos muitas respostas, experimentamos muitos métodos, existem também muitas teorias, mas cada organização é uma entidade distinta, com as suas características próprias, mas que vive das pessoas que fazem dela algo na sociedade. Assim, precisamos, como indivíduos e como sociedade, de reforçar o nosso sentido de confiança e de modernidade participativa num espaço aberto em que os valores e as ideias devem fazer a diferença. Surgem assim, os colaboradores envolvidos, os líderes, os empreendedores, os gestores de empresa, que desempenham cada vez mais um papel fundamental na sobrevivência das empresas.

Um empresário é como um piloto de avião: quando sai de Lisboa para Barcelona ou do Porto para Milão, não simplesmente descola, voa e espera …… chegar ao seu destino; PELO CONTRÁRIO FAZ PRIMEIRO UM PLANO DE COMO ESPERA EXATAMENTE CHEGAR AO SEU LOCAL FINAL.

O planeamento organizativo faz parte inerente da INOVAÇÃO. A inovação pode e deve ser planeada! Assim, todos somos elementos participativos na evolução, na diferenciação, na criação de valor acrescentado: nas nossas famílias, no nosso bairro, nas nossas empresas, na sociedade. É desta forma que temos de viver em todas as organizações. E na realidade, podemos estar ou não a ser inovadores. A diferenciação, a criação de valor acrescentado só por si, podem não representar inovação.

A Nokia inventou o telemóvel inteligente (smartphone) com acesso à internet, e-mails, etc… Mas quem inovou, quem o apresentou pela primeira vez, isto é, quem o lançou no mercado foi a Apple. Depois, ao fim de algum tempo, surgem os imitadores (hoje muitas empresas produzem smartphones), fazendo com que os preços vão baixando (devido à concorrência e produção em grandes quantidades – economias de escala).

De facto, não podemos esquecer que o melhor negócio é o que custa um cêntimo, se vende por um euro e é……..viciante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *